Hadashi no Gen


Dirigido por Mori Masaki em 1983.
  • Tecnicamente mais frágil do que trabalhos mais recentes mas ainda assim um grande trabalho gráfico, com rasgos de um nível artístico absolutamente magníficos. A animação que retrata o Enola Gay e o bombardeamento de Hiroshima está simplesmente fantástico. Diria mesmo que uma das cenas de animação mais inventivas e ao mesmo tempo horripilantes que já pude experienciar no mundo da animação!
  • A narrativa parece uma matriz ancestral de Grave of Fireflies, com uma história centrada numa criança em contexto de Segunda Guerra Mundial sendo que o seu duelo por sobreviver e as suas perdas familiares são capazes de nos agarrar com bastante facilidade.
  • Não gostei no entanto a titulo mais pessoal de algum do trabalho desenvolvido pelos actores em si…sobretudo Gen, o qual me pareceu pouco credível em alguns cenários e muito, muito irritante noutros momentos sendo que a projecção e enlevo dramático de alguns momentos foram contrabalançados pelas “falas” de Gen. Ainda assim e por uma outra via, serviu pelo menos para desanuviar e não permitir uma condensação dramática de um nível mais próximo de nos lavar em lágrimas. Mesmo assim, para muitos será tarefa ingrata aguentá-las.
-10-

Sem comentários:

Enviar um comentário