5 Centimeters per Second


De Makoto Shinkai, em 2007.
  • Uma película pequena, rondando apenas os 60 minutos e cujo enredo se parcela em 3 capítulos distintos ainda que com pontos de articulação. A história revolve sobretudo em torno de duas parelhas românticas e envolve conceitos nevrálgicos a uma formulação amorosa entre dois indivíduos: tempo, espaço, idades, personalidades, sonhos e sentimentos. E por entre estes elementos formula um jogo de separação entre as personagens, com vários níveis distintos.
  • O primeiro capítulo principia com duas personagens na génese da sua adolescência e como tal sentem agora transformações profundas a acontecer. Não somente nos estudos e nas escolhas determinantes que agora são obrigados a tomar mas sobretudo nos sentimentos novos, misteriosos, intensos e correspondidos mesmo que à distância pela sua cara-metade. A exploração deste romance finaliza com um derradeiro assumir deste sentimento mas também com uma maturidade notória onde percebem que existirá sempre uma distância pelo meio e demais barreiras que tornarão aquele envolvimento limitado ou mesmo finito a dada altura nas suas vidas.
  • O segundo capítulo apresenta-nos uma outra parelha, também repleta de escolhas adiante mas neste segundo caso os sentimentos não são correspondidos na sua plenitude, existindo uma consciência disto mesmo ainda que a percepção desta realidade seja insuficiente a Sumida para superar o sofrimento que daí advirá. O terceiro capítulo avança no espaço e no tempo e gera pontos de articulação entre os dois primeiros capítulos revelando como as personagens protagonistas avançaram com os seus projectos, com as suas vidas mas aproveita para deslindar o véu ao sofrimento e frustração que poderosos sentimentos como o amor podem acarretar, demonstrando também o impacto de um primeiro grande amor. Uma obra que contém uma narrativa pragmática, madura, com um desenvolvimento rápido e apresentando personagens e percursos excelentes na captação da atenção por parte do público.
-8-

Sem comentários:

Enviar um comentário