Howl's Moving Castle

Nasce às mãos de Hayao Miyazaki em 2004.
  • A magia do velho mestre continua presente. Não tão somente pela qualidade inegável da obra em mote mas num sentido mais figurativo, enquanto elemento que é nevrálgico ao desenrolar dos acontecimentos montados pela trama. A magia é portanto elemento relevado e acarinhado, como já antes havia sido, sendo Kiki's Delivery Service um bom exemplo disto mesmo.
  • Continuamos a vislumbrar criaturas inventivas, um traço continuamente criativo, cores e cenários deslumbrantes e a meu ver, um conjunto gráfico que revela manifestos sinais de um homem que continua a superar-se e a evoluir, trabalho após trabalho.
  • Não obstante, Howl's Moving Castle queda-se apesar de tudo, atrás de Spirited Away: é brilhante no campo gráfico, exibe uma narrativa enigmática e conseguirá a seu tempo arrebatar-nos mas é também uma obra mais austera, tem uma paleta mais sombria e uma fluidez narrativa que ainda assim não atinge os níveis do seu antecessor. Contudo, coloco Howl's num patamar muito próximo. Mesmo muito
  • Encontramos as tradicionais mensagens subtilmente impregnadas na trama, sorvemos uma acção empolgante, rendemo-nos ao traço e essência das personagens dispostas e esperamos pelo melhor dos desenlaces. Hayao não deixou de relevar engrenagens, maquinarias e elementos assumindo-se a meu ver o fogo, como elemento primordial desta sua obra.

-10-

Sem comentários:

Enviar um comentário