The Secret World of Arrietty

Título Original: Kari-gurashi no Arietti

Género: Aventura; Familiar
Director: Hiromasa Yonebayashi
Estúdio: Studio Ghibli
Emissão: 17 de Julho de 2010
Duração: 94 minutos

Please, leave us alone. I wanted to tell you that.
  • Com os níveis conceptuais do grande mestre na narrativa, Arrietty exala desde logo aquele selo com garantia a qualidade. No plano artístico Hiromasa erige no entanto um ambiente diferente do de Miyazaki, menos exuberante na abordagem ao traço, à forma fantástica ou mesmo ao surreal - o desenho é pois mais sóbrio, mais votado ao real ainda que no plano narrativo continuemos a desfrutar de inúmeros elementos capazes de nos arrancar do preto e branco que é a realidade. A investida dos borrowers à cozinha dos humanos, onde o seu avanço por aquele espaço acaba por ser naturalmente lento devido à sua pequena dimensão é uma das cenas mais aliciantes e inventivas de todo o filme.
  • A história é doce, com uma carga humanista forte e montando todo um meio envolvente bastante bonito. Existe também uma carga dramática interessante, bem manietada através do elo que se gera entre Arrietty e Shõ, sobretudo devido à condição debilitada deste último.
  • Todo o trabalho segue de resto uma linha singular de fantasia mas de índole simples, não complicando nem articulando demarcadas metáforas. Queda-se atrás de qualquer um dos trabalhos mais populares de Miyazaki mas não deixa de ser por isso um verdadeiro "must see" e um trabalho de excelência no mundo do anime.

-8-

Sem comentários:

Enviar um comentário