My Neighbour Totoro

Título Original: Tonari no Totoro となりのトトロ

Género: Fantasia, Familiar
Director: Hayao Miyazaki
Estúdio: Studio Ghibli
Emissão: 16 de Abril de 1988
Duração: 86 minutos

To-to-ro? You're Totoro!... I bet you're Totoro...


  • Talvez um dos, senão mesmo o trabalho mais "fofinho" do grande mestre de animação japonesa! My Neighbour Totoro evidencia claramente um cunho mais meigo elevando personagens de carácter ternurento - sendo Totoro o expoente máximo desta conduta. Os próprios elos entre personagens formulam um circuito de afecto, desde a preocupação e zelo da velha vizinha à paixoneta de Kanta, à relação entre as duas irmãs e num outro nível à relação destas com os seus pais (para não denunciar já a própria relação de Totoro com as irmãs e destas com a natureza). 
  • Todo este ambiente tranquilo e de bem-estar entre familiares e entre desconhecidos não cede portanto espaço na narrativa a intrusões que possam impor uma outra conduta. Não temos em My Neighbour Totoro vilões ou intrigas, personagens genuinamente carrancudas ou qualquer outro tipo de vibração mais negativa - tudo isto é desinteressante para o trabalho em mote. A narrativa acaba por girar em torno das temáticas habituais em Miyazaki mas este desenvolve tudo num plano muito positivo relevando certos mistérios e dando forma a seres mais estranhos mas nunca arquitectando um mau estar perante estes - as irmãs conquistam o desconhecido e embrenham-se na mãe-natureza através de contactos e de pequenas descobertas absolutamente inocentes. Ladeia este campo central a preocupação constante das miúdas pela saúde da mãe e em como isto as afecta mas de novo, sem que se enfatize uma toada mais dramática. 
  • As temáticas do costume suportam todo o teor narrativo, sendo estas já nossas conhecidas de outros trabalhos de Hayao Miyazaki: um novo lar, como isto gera uma mudança radical na vida de duas crianças e como as submete numa adaptação a uma nova realidade; a problemática familiar, neste caso o bem-estar da progenitora das personagens centrais da história e de novo e acima de tudo toda aquela artéria vinculada à natureza, a qual é manifestada em Miyazaki através de elementos mágicos, enfatizando o carácter maravilhoso da mãe-natureza e transmitindo a mensagem de como é importante protegê-la, não esquecendo que esta tem também o poder de nos proteger. 
  • De percurso mais linear, não dispondo um argumento de maior profundidade, MNT é um trabalho simples mas aconchegador. É também visualmente caloroso, campo que encontra no sonoro um notável siamês.

- 10 -

Sem comentários:

Enviar um comentário