Attack on Titan

Título Original: Shingeki no Kyojin 進撃の巨人

Género: Dark Fantasy; Dystopian, Tragedy
Director: Tetsurõ Araki
Estúdio: Wit Studio; Production I.G. 
Emissão: 2013
Duração: 25 Episódios.



On that day, mankind received a grim reminder. We lived in fear of the titans, and were disgraced to live in these cages we called walls.

  • Attack on Titan é provavelmente uma das séries, senão mesmo a série, que mais me agradou nos últimos tempos. Tem como ponto de partida um mundo caótico e excêntrico na sua concepção, onde Titãs devoram humanos e onde esta estranha conjuntura pode facilmente encontrar metáforas que atingem em tom crítico o comportamento do Homem. O Homem (na nossa realidade) ascendeu ao topo da cadeia alimentar sendo que neste mesmo topo pode acabar por se devorar a si mesmo - podendo-o fazer de várias maneiras. Desde logo pontua a narrativa pelo carácter distópico, dispondo no ecrã um cenário apocalíptico.
  • As personagens são obviamente parte primordial de um produto de qualidade mas a meu ver não são aqui necessariamente o pilar do conjunto global ou pelo menos o baluarte qualitativo de excelência: encontro um paralelo exemplificativo noutras séries de carne e osso como Walking Dead, uma série que consegue cativar mas onde as personagens não emanam aquele carisma especial ou arrebatam a audiência pelas suas personalidades de atrito, fragilidade, inocência ou heroísmo – os nossos olhos focam-se nas personagens mas somos arrebatados pelo curso da história e pela acção e não propriamente pelos rostos de quem vai aqui e ali preenchendo a tela. Attack on Titan é para mim um pouco assim ainda que de forma muito mais moderada e salvaguardando desde já excepções como Mikasa ou Levi.
  • animação essa é de excelência, gráficos de nitidez sólida e traços apelativos que são exponencialmente reforçados por uma dinâmica de tirar o fôlego! Acompanha-a uma banda sonora intensa e arrebatadora, capaz de nos ferver o sangue e reter a respiração na ânsia pelo desenlace seguinte, mais a mais quando a paleta por incontáveis vezes se traja do rubro sangue que insistentemente verte por Shingeki no Kyojin.   

De uma qualidade inegável, Shingeki no Kyojin é um manifesto "must see", premiado no An Animólico com um 10.

People, who can’t throw something important away, can never hope to change anything.

Sem comentários:

Enviar um comentário