Akira

Título Original: Akira アキラ

Género: Sci-Fi
Director: Katsuhiro Otomo
Estúdio: TMS Entertainment
Emissão: 16 de Julho de 1988
Duração: 124 minutos


Neo-Tokyo is about to E.X.P.L.O.D.E.


Crítica: O nome desta película desde há algum tempo que atingia a minha percepção cognitiva, sendo que o fez desde logo com um modo um tanto ou quanto firme - atendendo ao contacto periférico e pouco estreitado, a verdade é que Akira sempre soou (de forma inconsciente) a qualidade! 
À medida que fui tomando contacto com este trabalho de culto fui-me apercebendo de que a sua dimensão era realmente muito superior à qual havia imaginado - e ainda bem que assim foi. 
As componentes técnicas estão bem cotadas, com uma animação de luxo e superior a projectos seus contemporâneos. A própria história tem uma profundidade invulgar onde são combinados variados elementos - imagino o próprio Freud a assistir deliciado aos variados rasgos oníricos e às demais abordagens ao inconsciente da mente humana. 
Akira é ainda um dos animes com maior sucesso fora da esfera Miyazaki. Talvez Grave of the Fireflies seja um dos poucos casos no anime (tal como Akira) a marcar presença no top dos melhores filmes de sempre da Empire sem o cunho do grande mestre. E, à semelhança de outros grandes trabalhos também Akira terá servido de inspiração à concepção de outras obras - talvez os mais cépticos não acreditem mas a verdade é que encontro em Elfen Lied, em Jin-Roh ou até mesmo em Gantz detalhes que muito provavelmente terão encontrado em Akira a sua génese.

Atributos que em suma, me permitem facilmente justificar a nota máxima atribuída.

The future is not a straight line. It is filled with many crossroads. There must be a future that we can choose for ourselves. 

10/10

Sem comentários:

Enviar um comentário